quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Redimensionando Imagens em Lote (CS5)

Um pedido de ajuda de um amigo fotógrafo sobre o título deste post foi decisivo para a criação do mesmo. Certamente muitos de vocês já conhecem o comando, mas acredito que outros muitos também não o conheçam e este post é dedicado a essas pessoas. Digamos que você tenha feito uma seção de fotos com “muuuuuitos” cliques e precise enviar essas imagens (em baixa resolução, claro) para aprovação e/ou escolha do cliente, seja via web ou gravada em CD ou DVD. Já imaginou ter que redimensionar uma a uma? Digo eu, na minha humilde matutice: “- Seus pobrema se acabaram-se”!

O que chamamos de “processamento em lote” (ou Batch Processing) para redimensionamento é bem simples, bastando que as imagens horizontais e verticais sejam colocadas em pastas distintas, sejam criadas duas actions e, por fim, seja utilizado o comando Batch. Então, está pronto para começar o tutorial?

SELECIONANDO AS IMAGENS

Partimos do pressuposto que você tirou as fotos com sua câmera digital no formato JPEG, que é um formato já processado e a resolução de saída fica em 72dpi. Crie duas subpastas com os nomes “Horizontais” e “Verticais” dentro da pasta em que se encontram suas imagens e copie todas as horizontais e as verticais para as respectivas pastas. Crie uma outra pasta com o nome “Processadas”, também dentro da pasta em que se encontram suas imagens. Obviamente, a pasta Horizontais ficará com todas as imagens horizontais, a pasta Verticais com todas as verticais e a pasta Processadas com todas as horizontais e verticais depois do processamento em lote.

CRIANDO AS ACTIONS

Abra uma das imagens horizontais, vá ao menu Window e escolha Actions, para abrir o painel Actions. Clique no ícone Create new set, para criar uma pasta para suas Actions, digite MyActions na janela New Set e clique em OK. Agora, clique no ícone Create new action e, na janela New Action, digite Horizontais em Name e clique no botão Record para iniciar a gravação da Action. As imagens abaixo mostram as janelas New Set e New Action (para a Action Horizontais).



Vá ao menu Image e escolha Image Size (ou pressione Option+Command+I no Mac ou Alt+Ctrl+I no PC). Na janela Image Size, habilite as opções Scale Styles, Constrain Proportions e Resample Image, digite 800 em Width e clique no botão OK. Volte ao painel Actions e clique no ícone Stop playing/recording para encerrar a gravação da Action. Feche a imagem sem salvar. A imagem abaixo mostra a janela Image Size com a largura (Width) definida em 800 pixels.


Abra uma das imagens verticais e repita os passos do parágrafo anterior para criar a Action para as verticais, definindo o nome da nova Action como Verticais e, em Image Size, digitando 800 em Height em vez de Width. Ao finalizar a gravação da Action, feche a imagem sem salvar. As imagens abaixo mostram as janelas New Action (para a Action Verticais) e Image Size com a altura (Height) definida em 800 pixels e o painel Actions depois da criação do Set MyActions e as Actions Horizontal e Vertical.




PROCESSANDO AS IMAGENS

Antes de iniciar o processamento em lote, vá ao menu Edit e escolha Color Settings (ou pressione Shift+Command+K no Mac ou Shift+Ctrl+K no PC) e, na seção Color Management Policies, desabilite a opção Ask When Opening de Missing Profiles, assim o Photoshop não fará pergunta sobre perfil a cada foto que for processar.

Agora sim, para iniciar o processamento em lote, vá ao menu File > Automate e escolha Batch. Na seção Play, escolha MyActions em Set e Horizontais em Actions. Na seção Source, escolha Folder, clique no botão Choose e localize a pasta Horizontais. Em Destination, também escolha Folder e clique em Choose para localizar a pasta Processadas. Por fim, clique no botão OK para iniciar o processamento em lote das imagens horizontais. A imagem abaixo mostra a janela Batch configurada com a Action Horizontais.

Clique na imagem para ampliá-la.

Quando acabar o processamento das horizontais, repita os passos do parágrafo anterior apenas mudando Verticais em Actions, na seção Play, e escolhendo a pasta Verticais na seção Source. A imagem abaixo mostra a janela Batch configurada com a Action Verticais.

Clique na imagem para ampliá-la.

Se desejar, delete as pastas Horizontais e Verticais, afinal você criou apenas uma cópia das imagens para cada uma destas pastas para fazer o processamento separado delas. Você ficará apenas com a pasta que contém as imagens originais e a subpasta Processadas, com as imagens já redimensionadas.

É isso, pessoal! Espero ter facilitado um pouco a vida de vocês.

Abraços e até o próximo!

7 comentários:

  1. Muito obrigado pela dica!!!! Realmente facilitou demais meu trabalho!
    Beatriz
    AMSD Arquitetura - www.amsdarquitetura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei deveras agradecido, pois essa action prá mim ainda estava sendo um entrave. Obrigado mesmo por compartilhar seus conhecimentos de PS aqui no post. Parabéns e obrigado.
    JKLAUDYUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, JKlaudyus!
      Espero que aproveite os outros posts.
      Abraço!

      Excluir
  4. Olá, quando ele vai processar, ele fica perguntando em todas as fotos se eu desejo salvar com qualidade 8 (alta) ou 10 (muito alta) gostaria de desabilitar essa msg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lewroy!
      Antes, quero te agradecer pela visita.
      Eu acredito que vc esteja processando imagens em JPEG, certo? Pois bem, todo JPEG ao ser aberto pela primeira no Photoshop e se for feito qualquer ajuste, quando for salvar sempre aparecerá essa janela pra que vc defina o grau de compactação que quer pra imagem, portanto não há como desabilitar.

      Excluir