terça-feira, 29 de março de 2011

Duotone com Gradient Map (CS5)

Neste tutorial veremos como transformar uma imagem colorida em uma Duotone (imagem de dois tons). Veremos também como aproveitar o efeito Duotone para dar uma aparência melhor às suas imagens do cotidiano.

ENTENDENDO O DUOTONE

Podemos considerar Duotone uma imagem em duas tonalidades. Uma imagem em preto e branco (grayscale) é um exemplo de Duotone das cores preto e branco. Um outro exemplo é o efeito Sépia, que tem aparência de foto envelhecida, que comumente utiliza o preto e uma tonalidade de marrom. No Photoshop, o processo de conversão para Duotone é feito por duas etapas: convertendo primeiramente a imagem em tons de cinza (greyscale) e depois para o próprio Duotone. Por esse processo, o Photoshop usa a cor preta como base e uma outra cor secundária para determinar as duas tonalidades. Neste tutorial o processo é bem diferente e não necessita de qualquer conversão, é feito apenas por uma camada de ajuste (Adjustment Layer) do comando Gradient Map, presente no menu Layer/New Adjustment Layer/Gradient Map e também na Paleta Layers através do ícone Create new fill or adjustment layer, um ícone de um círculo com metade preta e metade branca. Você ainda pode aplicar o Gradient Map através do menu Image/Adjustments/Gradient Map, mas esta opção aplica o ajuste diretamente na imagem, impossibilitando a edição posterior caso necessário.

ENTENDENDO O GRADIENT MAP

O Gradient Map troca os tons de cinza de uma imagem pelas cores de um preenchimento de gradiente especificado. Quando esse gradiente possui duas cores, por exemplo, as sombras da imagem assumem a cor de uma das extremidades, os brilhos assumem a cor da outra extremidade e os tons médios assumem as gradações entre as duas extremidades. (Ver primeira imagem do tópico Criando o Duotone)

O ANTES E O DEPOIS

Na imagem abaixo temos o antes (acima) e o depois (abaixo). Foram criadas apenas duas camadas de ajuste: uma para o Duotone e outra para dar mais contraste à imagem.

Clique na imagem para ampliá-la.

IMAGEM DO TUTORIAL

Para baixar o arquivo utilizado no tutorial, basta clicar na imagem abaixo e salvá-la em seu computador. Após baixá-la, abra-a no Photoshop.

Clique na imagem para ampliá-la.

CRIANDO O DUOTONE

Após abrir a imagem no Photoshop, pressione D para que as cores de primeiro e segundo plano fiquem como preto e branco, respectivamente. Antes de criar o Duotone, veja na imagem abaixo a janela do Gradient Editor e entenda como funciona o gradiente: O slider da esquerda, sinalizado com um círculo azul, representa as sombras (shadows) da imagem; o slider da direita, representa os brilhos (highlights); e, a seta azul entre os dois sliders, indica a gradação entre as duas cores.

Clique na imagem para ampliá-la.

Para criar o Duotone, vá até a paleta Layers (F7) e clique no ícone Create new fill or adjustment layer, um ícone de um círculo com metade preta e metade branca, e escolha a opção Gradient Map. A paleta Adjustments é aberta e sua imagem se transforma em tons de cinza (P&B). Clique sobre o gradiente para abrir a janela Gradient Editor. Clique sobre o slider inferior esquerdo do gradiente para selecioná-lo (indicado por um círculo azul na imagem abaixo e que representa as sombras da imagem). Depois clique em Color para mudar a cor. Na janela Select stop color que se abre, defina a cor como "55472f" no campo indicado por um retângulo azul e clique em OK. Note que a cor preta foi substituída pela nova cor na imagem. Para salvar o novo gradiente, digite Sepia em Name e clique no botão New. O novo gradiente é adicionado a lista de Presets. De volta à janela Gradient Editor, clique em OK para aplicar o Duotone à imagem e renomeie a layer de ajuste para Sepia.

Clique na imagem para ampliá-la.

A imagem abaixo mostra o resultado do Duotone e como ficou a paleta Layers.

Clique na imagem para ampliá-la.

CRIANDO CONTRASTE

Para aplicar o contraste, vamos criar uma nova camada de ajuste escolhendo o comando Curves. Para isso, vá até a paleta Layers (F7) e clique no ícone Create new fill or adjustment layer e escolha a opção Curves. A paleta Adjustments é aberta com o comando Curves. Clique no ponto inferior esquerdo na linha diagonal do comando Curves e defina 0 para Output e 180 para Input. Crie um novo ponto intermediário na linha e defina 180 para Output e 180 para Input. Volte para paleta Layers e renomeie a nova layer para Contraste. Pronto, a imagem agora está em Duotone no estilo Sépia. Se você achar que o contraste ficou muito forte, diminua a opacidade da layer Contraste até alcançar o resultado desejado. A imagem abaixo mostra a aplicação do contraste, as configurações que foram feitas no comando Curves e como ficou a paleta Layers.

Clique na imagem para ampliá-la.

NÃO ACABOU

Se a sua intenção não for criar um Duotone, mas sim dar um toque diferente em suas imagens do cotidiano, experimente ocultar a layer Contraste (clicando no olho do lado esquerdo da layer) e defina o Blend Mode da layer Sepia para Overlay ou Hard Light e veja o resultado na imagem abaixo.

Clique na imagem para ampliá-la.

Experimente também mudar a tonalidade do Gradient Map da layer de ajuste Sepia. Para isso clique duas vezes no ícone de um círculo com metade preta e metade branca para redefinir o gradiente.

Bom, pessoal, chegamos ao fim deste tutorial. Espero ter agradado e até o próximo.

Abraços!

6 comentários:

  1. Descobri seu blog agora e achei muito legal.
    Previsão de atualização para este mês?

    ResponderExcluir
  2. Legal! Mas é muito mais fácil fazer isso no lighroom! fica a dica! =)

    ResponderExcluir
  3. Certamente, William. Mas o Blog é somente sobre uso do Photoshop mesmo. Se um dia decidir usar o Lightroom, farei outro Blog somente sobre o uso dele. Abraço e obrigado pelo comentário e visita.

    ResponderExcluir
  4. Excelente site, e excelente profissional, uma pena não ter mais atualizado.Espero que retome o projeto um dia. Parabéns é de profissionais assim que o mercado carece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dalila!

      Obrigado pelos elogios! Certamente retornarei em breve com os posts. Esse projeto não acabou, fique tranquila.

      Abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Terrifіc post however I was wanting to know if you could write
    a litte more on this topic? I'd be very grateful if you coulԁ elаbοratе
    a little bіt further. Thankѕ!

    Here is my weblog ... photoshop filters

    ResponderExcluir