terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Conversão P&B no Modo Lab Color (CS4)

Olá, pessoal! Neste tutorial, veremos uma maneira bem simples e rápida de conversão em P&B, através do modo de cor Lab Color, fugindo do bem sem graça método normal de conversão do Photoshop, pelo comando Image > Mode > Grayscale.

Antes de iniciarmos nosso tutorial, baixe AQUI a imagem, disponível no site SXC. Lembrem-se que para baixar qualquer imagem do site, é preciso se cadastrar no mesmo.

A CONVERSÃO PARA LAB

Abra a imagem que você baixou do site. A primeira coisa a fazer é converter a imagem de RGB para Lab Color. Para isso, vá ao menu Image > Mode e escolha a opção Lab Color. Alterne para aba Channels, na paleta Layers, e note que a imagem agora tem os canais Lightness, a e b.

Clique na imagem para ampliá-la.

A CONVERSÃO PARA GRAYSCALE

Para converter para Grayscale, selecione o canal Lightness, vá ao menu Image > Mode e escolha a opção Grayscale. Aparecerá uma janela com a pergunta “Discard other channels?”. Clique em OK. Temos apenas o canal Gray, agora. Com essa conversão a imagem ficou muito clara e perdeu bastante as áreas de sombras. Não é isso que queremos e, por isso, vamos aos ajustes finais.

Clique na imagem para ampliá-la.

OS AJUSTES FINAIS

Vamos agora recuperar as áreas de sombra. Ainda na aba Channels, com a tecla Command (Ctrl no PC) pressionada clique no canal Gray. Será criada uma seleção dos brilhos da imagem. Pressione Command+Shift+I (Ctrl+Shift+I no PC) para inverter a seleção para as áreas de sombras e alterne para a aba Layers. Pressione Command+J (Ctrl+J no PC) duas vezes para criar duas layers. Em ambas mude o Blend Mode para Multiply e deixe suas opacidades em 100%. Já recuperamos as áreas de sombras, mas perdemos um pouco do brilho.

Clique na imagem para ampliá-la.

Vamos agora corrigir os brilhos e obter um contraste melhor. Com a tecla Command (Ctrl no PC) pressionada, clique em uma das layers que você acabou de criar. As áreas de sombras serão selecionadas. Inverta a seleção pressionando Command+Shift+I (Ctrl+Shift+I no PC). Selecione a camada Background e pressione Command+J (Ctrl+J no PC) duas vezes para criar mais duas layers. Mude o Blend Mode das duas para Screen e também deixe suas opacidades em 100%. Assim obtemos mais brilho e, consequentemente, mais contraste, deixando a imagem bem mais próxima da original, só que em P&B.

Clique na imagem para ampliá-la.

OBSERVAÇÃO: Nesta imagem foi preciso criar quatro layers para fazer os ajustes. Dependendo da imagem a ser convertida, poderá ser preciso criar mais ou menos layers e ajustar a opacidade das mesmas. Agora que vocês já têm a técnica, façam experimentos e busquem resultados que mais lhes agradem.

Abaixo, as três imagens juntas: a primeira, original em cor; a segunda, convertida pelo método convencional do Photoshop, pelo comando Image > Mode > Grayscale; e, a terceira, convertida pelo método Lab Color apresentada neste tutorial.

Clique na imagem para ampliá-la.

Espero que tenham gostado. Um abraço pra todos e até o próximo.

7 comentários:

  1. Valeu mais uma vez, Bonde.
    Afinal, a resposta do outro comentário te ajudou em alguma coisa?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei em relação ao Bond, mas a mim esse tutorial foi de grande valia! MUITO obrigada, Marcus! E a propósito, tb sou daqui de Recife, rs. Abraços. (Já tá nos meus favoritos.)

    ResponderExcluir
  3. Que bom, Vivian! Fico feliz que o tutorial tenha te servido e por você ser de Recife. Qual tua área de atuação? Ah! Obrigado pela visita. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Excelente tutorial, agradeço muito por compartilhar esse conhecimento!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Debora!
    Fico feliz que o tutorial tenha servido pra vc.
    Infelizmente estou em dívida com o Blog, mas logo voltarei com tudo.
    Abraço nordestino!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gratíssima pelo tutorial, não conseguia chegar num PB do meu gosto, agora sim.

    ResponderExcluir