sábado, 30 de janeiro de 2010

Contraste com TAT (CS4)

Olá, pessoal!

Antes de falar do tutorial, eu gostaria de dar uma dica para quem já utiliza o Photoshop CS4. Para que você fique sempre atento às novidades incluídas nesta versão, vá ao menu Window > Workspace e escolha a opção What’s New in CS4. Assim todas as novidades nos menus ficarão marcadas e você irá se familiarizando mais rapidamente com elas.

Agora, sim, o tutorial. Este apresenta mais um dos recursos sensacionais do Photoshop CS4: a ferramenta TAT (abreviação de Targeted Adjustment Tool), presente nos comandos Curves, Hue/Saturation e Black & White.

Baixe AQUI a imagem do tutorial, disponível no site SXC. Após baixá-la, abra-a no Photoshop.

SATURAÇÃO COM VIBRANCE

Antes de iniciarmos o processo de contraste através da ferramenta TAT, vamos conhecer um outro recurso, o Vibrance, que pertencia apenas ao Câmera RAW e, agora, foi incorporado ao Photoshop CS4. O Vibrance funciona da seguinte forma: “satura mais as cores menos saturadas” e “satura menos as que já estão saturadas”, criando uma saturação não destrutiva e, consequentemente, evitando a posterização de áreas que comumente ocorre com a utilização do comando Hue/Saturation, quando da utilização de valores muito altos em Saturation.

Para dar um pouco mais de vida à imagem, vá ao menu Image > Adjustments e escolha Vibrance. Na janela Vibrance, digite 70 em Vibrance e clique em OK.

Clique na imagem para ampliá-la.

CONTRASTE COM A TAT

A ferramenta TAT permite clicar e arrastar na imagem, e a própria ferramenta se encarrega de fazer os ajustes para você. No comando Curves (na minha opinião a melhor ferramenta para contraste), que utilizaremos para a criação do contraste da imagem, será preciso informar apenas duas coisas ao Photoshop: (1) qual área da imagem queremos ajustar; e (2) se queremos deixá-la mais escura ou mais clara.

Crie uma layer de ajuste clicando no ícone Create new fill or adjustment layer (um ícone de um círculo com uma metade preta e outra branca) e escolhendo Curves no menu suspenso, da Paleta Layer. Na janela Curves, clique na ferramenta TAT (marcada com um círculo azul na janela Curves, na imagem mais abaixo).

NOTA: Ao clicar em TAT o cursor se transforma em um eyedropper que, conforme você navega pela imagem, mostra um círculo na linha da curva indicando que aquela área da imagem corresponde àquele ponto na curva. Por exemplo: se você passa o eyedropper por uma área escura, o círculo aponta para a parte inferior da linha da curva; se você passa o eyedropper por uma área clara, o círculo aponta para a parte superior da linha da curva.

Após clicar em TAT, navegue para uma área escura da imagem (a parte interna da pata dianteira direita do rinoceronte, marcada com um círculo azul, na imagem abaixo), dê um clique, segure e arraste para baixo até você perceber que já escureceu o suficiente as áreas de sombra. Navegue, agora, para uma área mais clara da imagem (próximo ao dorso do rinoceronte, marcado com um círculo azul, na imagem abaixo), dê um clique, segure e arraste para cima até você perceber que clareou o bastante as áreas de brilho. Pronto! Para esta imagem a criação de dois pontos já foi suficiente para aplicação do contraste. Se você quiser, pode buscar outras áreas na imagem que ache necessário para refinar ainda mais o contraste, e a cada clicar e arrastar, para cima ou para baixo, novos pontos vão sendo criados na linha de curva.

Clique na imagem para ampliá-la.

A imagem abaixo mostra o antes e o depois. Com poucos ajustes o nosso contraste foi definido e a nossa imagem melhorou bastante.

Clique na imagem para ampliá-la.

É isso, pessoal! Abraços nordestinos e até o próximo tutorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário