domingo, 22 de janeiro de 2012

Criando Cortes Personalizados (CS5.5)

O destino de muitas de suas fotos certamente será impressão (No caso de imagem digital é impressão mesmo. Revelação é para filme) em laboratórios digitais (MiniLabs), desses que até muitas das redes de supermercados incorporaram em seus serviços. E um dos maiores inconvenientes de mandar suas fotos para esses prestadores de serviços de impressão sem o corte ideal, é de você recebê-las com filetes brancos nas bordas. Por isso, é bom que você saiba como cortar suas fotos nos tamanhos utilizados pela maioria deles. Mas, antes de aprender a fazer os cortes, é também importante que você saiba as medidas de suas fotos (que são em pixels) em centímetros, que é a medida utilizada pelos MiniLabs. Para isso, basta fazer um cálculo bem simples: divida os valores em pixels, horizontal e vertical, por 300 (resolução de saída em DPI) e multiplique por 2,54 (uma unidade de polegada). Assim, você saberá o tamanho, em centímetros, que sua câmera poderá capturar suas fotos. A imagem abaixo mostra uma equação simples para o cálculo.


As medidas utilizadas na equação são de uma câmera Canon 5D Mark II. Portanto, essa câmera captura fotos de 47,55 x 31,70 cm em sua resolução máxima.

Alguns MiniLabs imprimem em grandes formatos, mas para esses tamanhos suas imagens precisariam de interpolação e não trataremos deste assunto neste post, portanto vamos utilizar as medidas mais comuns de acordo com a tabela abaixo. As medidas podem não ser as mesmas em todos os MiniLabs, por isso aconselho que você entre em contato com o que escolher para fazer a impressão de suas fotos e solicite a tabela com as medidas, disponibilizada pela maioria. Seguindo esses tamanhos, você não correrá o risco de suas fotos saírem com filetes brancos nas bordas.


ENTENDENDO A FERRAMENTA CROP

A ferramenta Crop (Corte) serve para remover partes de uma imagem e criar foco ou melhorar a composição. Para executar o corte, basta selecionar a ferramenta, clicar e segurar em um ponto da imagem, arrastar e soltar para definir a marcação (Dica: antes de soltar, você pode pressionar também a barra de espaço para mover a marcação do corte). Quando a ferramenta é selecionada sua barra de opções aparece. O primeiro ícone, Tool Preset, com o desenho da ferramenta Crop no centro, serve para criar seus cortes personalizados. Em Width e Height você define o tamanho do corte na horizontal e vertical, respectivamente. O ícone de setas cruzadas no meio dessas duas opções serve para trocar os valores definidos: o de Width passa a ser o de Height e vice-versa. Em Resolution, você define a resolução de saída em pixels/inch (padrão) ou pixels/cm. O botão Front Image ao ser clicado faz com que as opções Width, Height e Resolution assumam as dimensões de uma imagem que esteja aberta e ativa. E, por fim, o botão Clear limpa esses valores. As imagens abaixo mostram a barra de opções quando a ferramenta Crop é selecionada, sem e com os valores de corte definidos.



Quando é feita a marcação do corte, a barra de opções muda. O ícone Tool Preset fica inativo. Em Cropped Area você determina se quer deletar (Delete) ou apenas esconder (Hide) as áreas fora da marcação do corte (estas opções só ficam ativas quando sua imagem possui Layers). Em Crop Guide Overlay você pode visualizar uma grade com a regra dos terços (Rule of Thirds) ou uma grade quadrada (Grid) dentro da marcação do corte. Com a opção Shield habilitada você aplica uma sombra na área externa da marcação do corte, podendo definir sua cor e opacidade em Color e Opacity, respectivamente. A opção Perspective permite que você corrija uma imagem com distorção angular, que ocorre quando a fotografia é feita a partir de um ângulo em vez de uma vista em linha reta. A imagem abaixo mostra como fica a barra de opções quando é feita a marcação do corte.


DELETANDO CROPS PREDEFINIDOS

Antes de criar os cortes personalizados, vamos deletar os que já vêm predefinidos pelo Photoshop, que são em polegadas e diferentes das medidas que utilizamos aqui no Brasil. Para isso, selecione a ferramenta Crop, clique no ícone Tool Preset e habilite a opção Current Tool Only para que apareçam apenas os Presets da ferramenta Crop. Depois, clique com o botão direito sobre um dos crops predefinidos e escolha Delete Tool Preset, como mostra a imagem abaixo. Faça o mesmo para todos os outros.


Para criar seus cortes personalizados, selecione a ferramenta Crop. Na barra de opções digite 15,2 cm para Width (largura), 10,2 cm para Height (altura) e 300 para Resolution em pixels/inch. Agora, clique no ícone Tool Preset e sobre o ícone Create new tool preset (o de uma folha de papel com o canto dobrado), digite Foto 10x15 cm - 300 dpi e clique no botão OK. Pronto seu corte personalizado foi criado e aparecerá na lista de Presets, para você
acessar quando precisar com apenas três cliques: o de selecionar a ferramenta Crop, o do ícone Tool Preset e o do Crop personalizado. Faça o mesmo para todos os outros tamanhos.

As imagens abaixo mostram a criação do novo Corte Personalizado, o área do Tool Preset com o novo Crop criado e a imagem com o Crop demarcado.




Abraços e até o próximo!

8 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar pela iniciativa de fazer esse blog! acabei de descobrir por um acaso procurando no google por livros que falassem sobre photoshop...
    Achei o contudo do seu blog muito bom e estou aprendendo bastante com ele!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você, Raphael, pela visita! Fico muito feliz pelo seu aprendizado. E sempre que precisar, não se acanhe em postar suas dúvidas. Grande abraço!

      Excluir
  2. Parabens pelo blog, acehi muito informativo.

    Gostaria de saber se preciso transformar a imagem em 300dpi antes de cropar na resolucao de 300dpi.
    Ou posso deixa-la em 240dpi (dpi padrao da imagem gerada pela maquina), e depois cropa-la nos presets criados a 300dpi ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alon! Obrigado pela visita!

      Não há necessidade de interpolar antes do Crop, porque o próprio já faz isso, já entende que a resolução que está em 240dpi deve passar para 300dpi no tamanho que você escolher, desde que a marcação do Crop seja maior que esse tamanho escolhido.

      Espero ter esclarecido.

      Abraço e estou a disposição para quaisquer dúvidas.

      Excluir
  3. Parabéns pela postagem.Valeu pela dica. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Espero que outros posts também te sirvam. Abraços e volte sempre.

      Excluir
  4. Olá amigo, muito bacana o post. Venho pedir uma ajuda, você sabe algum atalho para inverter a altura e largura da ferramenta Corte no photoshop, tenho que cortar muitas fotos e geralmente preciso alternar as orientações de corte, agradeço desde já, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kienzle!
      Obrigado pelo comentário e visita ao Blog. Esse atalho existe apenas na versão CS6. Após determinar o Crop, basta acionar a tecla "X" e o crop muda da vertical para horizontal e vice-versa.
      Espero ter ajudado.
      Abraço nordestino!

      Excluir