quinta-feira, 6 de agosto de 2009

JPEG e TIFF no Camera RAW (CS4)

Olá, pessoal!

Neste tutorial veremos a abertura e ajustes de arquivos JPEG e TIFF através do Camera RAW. Na verdade faremos a abertura de um arquivo JPEG, mas o procedimento é o mesmo para arquivos TIFF.

Para o tutorial usaremos uma imagem de evento (casamento), baixada do site www.sxc.hu. Escolhi a imagem de um casal de noivos porque além de conhecer as opções de ajustes do Camera RAW você verá como sair um pouco do tradicional no tratamento desse tipo de imagem e torná-la um pôster, por exemplo, de 50cm x 75cm.

Clique na imagem para baixá-la do site.


ABRINDO O ARQUIVO

Como já postado em um tutorial anterior, os ajustes feitos em arquivos JPEG e TIFF são salvos automaticamente no próprio arquivo e não há como reverter o processo para voltar à imagem original. Portanto, não deixe de fazer uma cópia da imagem antes de abri-la. O nome do arquivo baixado deverá ser “978409_69737931.jpg” (sem as aspas), então crie uma cópia e renomeie para “978409_69737931_original.jpg”.

No Photoshop, vá ao menu File e escolha Open As... ou pressione Alt+Shift+Ctrl+O (Option+Shift+Cmd+O no Mac). Na opção Open As da janela que se abre escolha Camera RAW (*.TIF;*.CRW;...), a quarta opção da lista, localize o arquivo da imagem baixado do site, não a cópia que você criou, selecione-o e clique em Open. Se estiver no Bridge, localize o arquivo, selecione-o e vá em File e escolha Open in Camera RAW, ou apenas selecione-o e pressione Ctrl+R (Cmd+R, no Mac).


AJUSTANDO A IMAGEM

Na janela Camera RAW, o primeiro ajuste que faremos será nas opções de fluxo de trabalho, que aparecem em forma de link, abaixo do nome do arquivo. Neste caso o link aparece com a seguinte indicação: “Adobe RGB (1998); 8 bit; 2336 by 3144 (7,3MP); 240 ppi”, em que “Adobe RGB (1998)” refere-se ao espaço de trabalho, “8 bit” à profundidade de cor da imagem, “2336 by 3144 (7,3MP)” ao tamanho da imagem em pixels, em que 2336 é a largura e 3144 a altura da imagem, e “240 ppi” refere-se à resolução da imagem em dpi (ou ppi). Clique no link para abrir a janela Workflow Options. Em Size, escolha 4565 by 6144 (28,0MP) e digite 300 em Resolution. Space e Depth não serão alterados porque o Adobe RGB (1998) é o espaço de trabalho recomendado e 8 Bits/Cannel atende o nosso caso.

Janela Workflow Options.

Dicas:
  • Se for fazer ampliações tipo pôster, dê sempre preferência a utilizar a interpolação de imagem no Camera RAW, que é mais eficiente que a interpolação pelo Image Size do Photoshop.
  • Para saber o tamanho em “cm” da sua imagem, basta dividir, separadamente, a largura e a altura por 300 (resolução de saída) e multiplicar por 2,54 (valor da polegada em centímetros). Ex.: 4565 ÷ 300 x 2,54 = 38,65cm e 6144 ÷ 300 x 2,54 = 52,02cm, então sua imagem terá 38,65cm (de largura) e 52,02cm (de altura). Note que após a interpolação não atingimos o tamanho que queremos para o pôster (50cm x 75cm). Isso quer dizer que teremos que usar ainda a interpolação dentro do Photoshop para chegarmos ao tamanho desejado.

Entendendo as Guias de Ajustes do Camera RAW
  • Basic : Ajusta o equilíbrio de branco, a saturação de cor e a tonalidade.
  • Tone Curve : Ajusta a tonalidade usando uma Curva paramétrica e uma Curva de ponto
  • Detail : Torna as imagens mais nítidas ou reduz o ruído.
  • HSL / Grayscale : Ajusta as cores usando ajustes de Matiz, Saturação e Luminescência.
  • Split Toning : Adiciona cores a imagens monocromáticas ou cria efeitos especiais com imagens coloridas.
  • Lens Corrections : Compensa o desvio cromático e as vinhetas gerados pela lente da câmera.
  • Camera Calibration : Aplica perfis de câmera a imagens raw para corrigir projeções de cores e ajustar cores não neutras para compensar o comportamento do sensor de imagem de uma câmera.
  • Presets : Salva e aplica conjuntos de ajustes de imagem como predefinições.

Iniciando os Ajustes
  • Vamos iniciar os ajustes a partir da guia Basic. Em Temperature, defina o valor como +20; em Tint, coloque -5; Expossure (+0,60); Recovery (100); Fill Light (0); Blacks (7); Brightness (+20); Contrast (0); Clarity (+100); Vibrance (+50); Saturation (-30).
  • Na guia Tone Curve, selecione a subguia Point e defina Curve como Medium Contrast.
  • Na guia Detail, faremos apenas uma alteração na opção Color, que ficará com o valor de 100. Isso irá reduzir o ruído de cores, que é bem comum em arquivos JPEG.
  • Na guia HSL / Grayscale, subguia Hue, defina +20 para Oranges. Na subguia Saturation, defina -10 para Oranges e -40 para Yellows. Na subguia Luminasce, defina -100 para Reds; -40 para Oranges e -100 para Greens.
  • Na guia Split Toning, em Highlights, vamos definir 50 para Hue e 5 para Saturation; em Shadows, coloque também 50 para Hue e 5 para Saturation.
  • Agora vamos criar uma vinheta para isolar mais um pouco o fundo. Na guia Lens Corretions, em Lens Vignetting, defina -100 para Amount e 20 para Midpoint. Em Post Crop Vignetting, deixe Amount com -50, Midpoint com 50; Roundness com 0 e Feather com 50.
  • Quando tratamos fotos de eventos é sempre bom padronizarmos o tratamento para todas elas. Fazemos isso salvando os nossos ajustes para aplicarmos nas outras imagens. Vamos à guia Presets, clicamos no ícone localizado no canto superior direito da guia e escolhemos a opção Save Settings. Na janela Save Settings, escolha All Settings em Subset e deixe desmarcada a opção Apply auto tone adjustments, em Auto Settings, e clique no botão Save. Abre-se uma janela solicitando um nome de arquivo com extensão XMP (que guarda os ajustes do Camera RAW). Dê um nome ao seu preset e clique em Save. A guia Presets contém agora um preset com o nome que você escolheu para salvar. Para aplicar os ajustes em outras imagens, basta abrí-las no Camera RAW, ir direto à guia Presets e clicar no preset que você acabou de salvar.
Pronto, finalizamos a edição da nossa imagem no Camera RAW. Note que, com os ajustes, foi dado mais enfoque aos noivos, que são o principal assunto da nossa imagem. Clique no botão Open Image, para abrir a imagem no Photoshop.

Clique na imagem para ampliá-la e ver o antes (E) e depois (D).


AJUSTES FINAIS

Interpolando no Photoshop para Criar o Pôster

Vamos agora fazer a interpolação para chegarmos ao tamanho de 50cm x 75cm. Antes, abra o painel Actions pressionando as teclas Alt+F9 (Option+F9 no Mac) ou vá ao menu Windows e escolha Actions. Iremos criar uma action da interpolação para não termos que usar o mesmo comando várias vezes e porque você poderá utilizar em outras imagens futuramente. No painel Actions, clique no ícone Create new action e, na janela New Action, digite Pôster na opção Name. Clique no botão Record para iniciar a gravação da nossa action. Vá no menu Image e escolha Image Size (cuidado para não executar qualquer outra ação antes desta ou ocorrerá erro na gravação da action). Na janela Image Size, habilite as opções Scale Styles, Constrain Proportions e Resample Image. Em Document Size, defina a unidade de medida como percent e digite 110 no campo Width (Height assume o mesmo valor automaticamente). Em Resample Image, escolha Bicubic Smoother (best for enlargement) e clique no botão OK. A nossa imagem aumenta em 10% do seu tamanho. Clique no botão Stop playing/recording, no painel Actions, para parar a gravação da action. Clique mais 3 vezes no ícone Play selection, para executar a ação e aumentar um pouco mais a nossa imagem. Vá ao menu Image e escolha Image Size para ver o tamanho que está nossa imagem. O tamanho ultrapassou o que queremos (50cm x 75cm). Verifique se a unidade de medida é cm, e se não for defina agora. Digite o valor de 70 em Height, Bicubic Sharper (best for reduction) em Resample Image e clique no botão OK, assim já definimos a altura da nossa imagem. A largura ainda é maior que a que queremos. Vamos resolver isso com um crop. Vá novamente ao menu Image e escolha Canvas Size. Digite 50 no campo Width e clique em OK. Na janela que se abre, clique no botão Proceed para finalizar o crop.

Aplicando Nitidez

Vamos aplicar um pouco de nitidez à imagem. Vá ao menu Image e, em Mode, escolha Lab Color. Vá para paleta Channels e clique no canal Lightness. Pressione as teclas Ctrl+A (Cmd+A no Mac) para selecionar toda a imagem e pressione Ctrl+C (Cmd+C no Mac) para copiar o canal. Selecione o canal Lab e alterne para paleta Layers. Pressione Ctrl+V (Cmd+V no Mac) para colar a imagem acima da camada Background. É criada uma nova layer da imagem em tons de cinza. Mude o Blending Mode desta nova layer para Overlay. Vá ao menu Filter, Other e escolha High Pass, digite 3 em Radius e clique em OK. Selecione a camada Background. Volte à paleta Channels e selecione novamente o canal Lightness. Vá ao menu Filter, Sharpen e escolha Smart Sharpen, defina 150 para Amount, 1 para Radius e clique no botão OK. Selecione novamente o canal Lab e volte à paleta Layers. Pressione Shift+Ctrl+E (Shift+Cmd+E no Mac) para achatar a imagem.

Adicionando Ruído

Se você não deseja ruído na sua imagem, dispense esta etapa. Particularmente gosto de usar um pouco em pôsteres. Vá ao menu Filter, Noise e escolha Add Noise. Na janela Add Noise defina 5 para Amount, Gaussian em Distribution, habilite a opção Monochromatic e clique em OK.

Visualizando o Tamanho da Impressão

Vá em View e escolha Print Size para simular a visualização do tamanho da impressão. Veja que sua imagem tem uma ótima qualidade para impressão de pôster.

Aplicando o Perfil Adobe RGB (1998)

Vamos voltar a imagem ao modo RGB e aplicar o perfil Adobe RGB (1998) à imagem. Embora tenhamos definido o perfil na janela Workflow Options, no Camera RAW, ao converter para Lab Color a imagem assume o perfil sRGB. Para isso, vá ao menu Image, em Mode, e escolha RGB Color. No menu Edite, escolha Convert to Profile. Na janela que se abre, defina Adobe RGB (1998) na opção Profile e clique em OK.

Salvando sua Nova Imagem

Vá ao menu File e escolha Save As. Acrescente “_final” (sem as aspas) ao final do nome do arquivo, em Name (o nome do arquivo deverá ser “978409_69737931_final.jpg”), selecione JPEG (*.JPG;*.JPEG;*.JPE), em Format, e clique no botão Save. Na janela JPEG Options, digite 12 em Quality e clique em OK. Pronto, finalizamos o nosso pôster.

É isso, pessoal! Abraço nordestino a todos e até o próximo tutorial.

5 comentários:

  1. show suas dicas!! parabens!
    estava procurando um lugar q mostrasse dicas de tratamentos em imagens raw e de nitidez e aqui encontrei =)
    parabens!

    ResponderExcluir
  2. =D parabeens pelo teu trabalho..
    suas dicas são mto boas.. aprendi mto jaa olhando teu blog

    valeeeo

    ResponderExcluir
  3. Uma aula fantástica. Sou apaixonada por fotografia e um trabalho profissional precisa passar por estes passos. Parabéns e obrigada por dividir este trabalho conosco!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado você, Vanessa, pelo comentário e visita ao Blog. Espero que curta bastante outros posts.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muuuito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir