sexta-feira, 20 de março de 2009

Calibração do Monitor com Colorímetro

Olá, caros amigos!

Desta vez estou aqui para postar algo verdadeiramente útil. Neste tutorial descreverei a importância da calibração do monitor e um dispositivo de hardware para este fim: o colorímetro, para calibração profissional de monitores, uma alternativa não muito barata, mas um investimento compensatório para tamanho benefício que trará para quem trabalha profissionalmente com imagens.

[ A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO ]

Todos os monitores vêm pré-configurados de fábrica e na maioria das vezes essa configuração não condiz com a realidade das cores. Qualquer profissional que trabalha com fotografia digital ou com criação de imagens para publicidade quer que suas peças tenham fidelidade de cores, ou seja, quer que as cores das suas imagens vistas em seu monitor correspondam às cores das suas imagens impressas, ou pelo menos que cheguem ao mais próximo possível da realidade. Ao manter seu monitor sempre calibrado você não corre o risco de mandar suas imagens para impressão e elas chegarem com cores totalmente fora da realidade em relação às vistas em seu monitor. É importante frisar que a calibração deve ser feita pelo menos uma vez por mês. Se você trabalha profissionalmente com imagens, não deixe de adquirir um colorímetro.

[ O COLORÍMETRO ]

Uma boa opção de colorímetro é o Eye-One Display 2, da X-Rite, um dispositivo de hardware com conexão USB desenvolvido para calibração e criação de perfis ICC para todos os tipos de monitores: LCD, CRT e laptops. O pacote inclui um colorímetro com medição para luz ambiente e softwares para calibração e criação, avaliação e comunicação de cores. Custa em média US$200 no mercado estrangeiro. Aqui no Brasil pode ser adquirido na CORALIS, através de sua loja virtual (Clique aqui para comprar), pelo valor promocional de R$770, a preço de janeiro de 2011.

[ A CALIBRAÇÃO ]

Antes de calibrar seu monitor, baixe o target (espécie de prova) da imagem abaixo, que foi desenvolvido pela CORALIS, e mande imprimir no laboratório onde você imprime suas imagens, ressaltando ao laboratório que não quer qualquer correção de cores na impressão. É sempre bom exigir que o laboratório também mantenha um perfil de cor correto, sempre ajustado. Após a calibração você usará esse target para comparar com as cores do seu monitor.

Clique na imagem para baixar o target.

ATENÇÃO:


Para iniciar a calibração do seu monitor é preciso levar em consideração algumas questões:

Que o monitor seja de boa qualidade, sem defeito de cores e não muito antigo. Seria ideal que o monitor também dispusesse, pelo menos, de controle de contraste e brilho;
Que as luzes do ambiente estejam apagadas para evitar iluminação direta na tela;
Que o Adobe Gama ou qualquer outro software para definição de perfil do monitor seja desativado ou desinstalado;
Que o monitor esteja ligado a pelo menos 30 minutos e que o gerenciamento de energia do computador esteja desativado para evitar o desligamento da tela; e,
Que o software Eye-One Match, que vem no CD que acompanha o produto, esteja instalado.

COMEÇANDO:

Será utilizado o método de calibração Easy (Fácil), que é recomendado para a maioria dos usuários. Esse método não oferece opções para o ajuste de brilho, contraste, gama e nem ponto branco durante o processo de calibração. Gera em pouco tempo configurações que se adaptam ao sistema operacional, à placa de vídeo e ao monitor.

1. Defina as configurações do monitor às de fábrica e, se o mesmo dispuser, o ponto branco para 6500K;

2. Certifique-se de que o colorímetro esteja conectado a alguma porta USB e execute o software Eye-One Match. Na tela inicial do Eye-One Match, clique no botão “Check for updates” para verificar se há uma nova versão do software, que atualmente se encontra na versão 3.6.2; escolha a opção “Easy” e clique na seta que aponta para direita e que aparece no canto inferior direito da tela para continuar, como mostram as imagens abaixo:

Clique na imagem para ver a tela completa.

3. Na tela seguinte, você deverá escolher qual o tipo de monitor que deseja calibrar: LCD, CRT ou Laptop. Nesse caso escolhi um monitor do tipo LCD, como mostra a imagem abaixo. Clique na seta que aponta para direita para continuar:

Clique na imagem para ver a tela completa.

4. Chegou a hora de colocar o colorímetro no monitor. Se for um monitor do tipo CRT, utilize as ventosas para fixá-lo diretamente na tela. Se as ventosas estiverem sujas ou empoeiradas, o dispositivo pode não aderir à tela. Nesse caso, limpe com delicadeza a tela e as ventosas com um pano ligeiramente umedecido em água ou álcool. No caso de monitor do tipo LCD, basta apoiar o colorímetro na tela utilizando o contrapeso por trás do monitor para mantê-lo fixo. Nunca utilize as ventosas em telas LCD. Posicione o colorímetro o mais próximo possível do centro da tela do monitor e clique na seta que aponta para direita para continuar:

Clique na imagem para ver a tela completa.

5. O software inicia automaticamente o processo de calibração e elaboração do perfil ICC, mostrando cor por cor na tela. O colorímetro lê a descrição numérica de cada cor e faz os ajustes necessários. A janela que aparece no canto superior direito da tela mostra o progresso, que demora alguns minutos.

6. Essa última tela mostra os gráficos com as configurações efetuadas de temperatura de cor, gama e luminância e o nome predefinido do perfil, que você pode mudar se quiser. Marque a opção “Activate reminder for the monitor calibration” para ser lembrado em quantas semanas você deverá efetuar uma nova calibração. Clicando no botão “Before & After”, aparecerá uma nova tela de comparação do antes e depois da calibração. Faça isso através do botão “Calibration OFF” para o antes e em “Calibration ON” para o depois. Por fim, clique no botão “Finish calibration” ou na seta que aponta para direita para finalizar a calibração. Uma janela de aviso será mostrada informando a pasta em que o perfil foi salvo e que o mesmo será definido como padrão. Ao clicar no botão “OK” o Eye-One Match será encerrado automaticamente.

Clique na imagem para ver a tela completa.


É isso, pessoal! Chegamos ao fim do nosso primeiro tutorial. Espero ter ajudado em alguma coisa e que tenham gostado. Quaisquer dúvidas postem um comentário. Até o próximo!

11 comentários:

  1. Oi, Marcos!
    Parabéns pelo Blog!
    Vim parar aqui pois estou a necessitar de um colorimetro, encomendei um monitor de qualidade(painel IPS)atraves da Dell, e vejo que necessitarei deste colorimetro, mas o problema é...onde comprar???
    Voce conhece o Spyder3Express?? É bem mais em conta do que este EyeOne, serah que vale a pena? confira aqui:

    http://www.bhphotovideo.com/c/product/649202-REG/Datacolor_DC_S3X100_Spyder3Express_Color_Calibration_System.html#reviews

    Em seu tutorial, apenas um porem: 50% não é brilho demais para um monitor LCD? Meu samsung quebragalhao, mantenho apenas 2%, do contrario, perco visibilidade de diversas gradações de cinza! Na revista Fotografe Melhor deste mes, o editor Marcos Kim recomenda manter o brilho do Dell2209WA(que encomendei!) entre 0 a 10%!!! Creio que estes 50% de brilho prejudicarao bastante a calibração, o que acha?
    Um abraço,
    Anderson
    ps: muito bacana esta sua mudança para o design apos os 34 anos. Eu meio que estou recomeçando minha vida tb apos os 34, quando voltei a dedicar-me as artes! manda um email para ancorarte10@gmail.com

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  2. Olá, Anderson!

    Muito obrigado pelos elogios ao Blog. É bom saber que não sou só eu que acredito que nunca é tarde pra se fazer o que se gosta. Parabéns por voltar ao mundo da arte.

    Como você pediu, estou respondendo para o e-mail indicado.

    Abraços!

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  3. http://wergio.blogspot.com/
    post muito bacana !!

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  4. Olá Marcus!!Obrigado pelas dicas!!Gostei muito do seu trabalho!Estarei sempre lhe visitando!!Abraços!!

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  5. Bom dia Marcus! Excelente o serviço prestado por você, a todos nós que dependemos de um monitor bem ajustado. Como sou Fotógrafo, dependo muito de um monitor bem calibrado, por isso, lhe pergunto: Você saberia indicar-me um bom monitor? Onde adquiri o Calibrador Eye-one? Encontro no brasil? Gostaria de que a resposta, se possível, fosse enviada para o e-mail: williamseixas@ymail.com Obrigado. WilliamSeixas.

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    1. Olá, William!
      Muito obrigado pelos elogios ao Blog. Isso me faz continuar acreditando que vale a pena compartilhar conhecimento.
      Agora, respondendo suas perguntas, existem monitores profissionais, próprios para tratamento de imagem como os EIZO e LaCie, de preços muito elevados, mas para nossa felicidade a Dell tem colocado bons monitores no mercado, e a preços bem em conta, como o U2211H, o U2311H e U2410, com preços que variam de R$ 800 a R$ 1.600 (O EIZO mais barato aqui no Brasil não sai por menos de R$ 3.500). No Blog do Geraldo Garcia (http://blog.geraldogarcia.com) você encontra reviews do U2211H (http://blog.geraldogarcia.com/index.php/2011/01/avaliacao-do-monitor-dell-u2211h-sera-que-vale-a-pena/) e do U2410 (http://blog.geraldogarcia.com/index.php/2011/08/avaliacao-do-monitor-dell-u2410-um-campeao-temperamental/). Vale muito a pena conferir esses reviews.
      Sobre a aquisição do Eye One Display 2, você encontra aqui no Brasil na Coralis (http://www.lojacoralis.com.br/eye-one-display-2.html), mas se você tiver quem possa trazer de fora pode comprar na B&H (http://www.bhphotovideo.com/c/product/465156-REG/X_Rite_EODIS2_i1Display_2_Colorimeter_Monitor.html).
      É isso, William. Espero ter ajudado. Abraços!

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  6. Olá Marcus.

    Também quero agradecer pela sua generosidade em dividir seus conhecimentos. Trabalhei como assistente durante aguns anos e resolvi tentar a pouco tempo seguir com a fotgrafia na cidade onde moro, Paraty. Estou ainda meio perdida com algumas informações pois trabalhei mais com filmes do que com digital e é muito bom encontrar pessoas como vc que estão dispostas a ajudar.

    Gostaria, se possível, de pedir uma ajuda sua na questão de fotos subexpostas. Fiz uma festa este final de semana e olhando o resultado percebi que a maioria delas estão subexpostas. Será que aumentando o contraste eu consigo melhorar o resultado na impressão das fotos? Meu blog é anaclaudiafotografia.blogspot.com.br e meu email é anaclaudiadasilavesilva@gmail.com

    Mais uma vez obrigada e parabéns pelo blog!

    Ana Claudia.

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  7. Olá, Ana Cláudia!

    Eu que agradeço a sua visita e fico muito feliz por você aproveitar bem os posts do Blog. Fique sempre a vontade para tirar suas dúvidas.

    Respondendo tua pergunta: a melhor maneira de corrigir subexposição é você duplicando a camada de Background pressionando CTRL+J (PC) ou Command+J (Mac), ou mesmo simplesmente arrastando a camada para o ícone Create new Layer, da paleta Layers, e mudando o Blend Mode da nova camada para Screen. Se a exposição ficou muito alta, você pode diminuir a opacidade da camada até chegar ao ponto de exposição desejado. Caso não tenha sido suficiente, duplique a nova camada criada e regule a sua opacidade. Se uma foto sua estiver superexposta, você pode corrigir da mesma maneira duplicando a camada de Background e mudando o Blend Mode para Multiply.

    Espero ter ajudado.
    Abraço Nordestino e volte sempre!

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  8. Olá Marcus, achei muito legal esse seu post.
    Comprei esse i1 e calibrei meu monitor, mas me surgiram algumas dúvidas que gostaria de conversar com você.
    Uma delas seria que após a calibração e aplicação do perfil no monitor, eu deveria utilizar essa calibração também dentro do photoshop alterando o perfil em meus trabalhos que abrem em sRGB por exemplo, para corrigir os perfis das imagens que abro, ou isso causaria um perfil sobre perfil (monitor sobre programa) e afetaria a cor real das imagens?
    Outra coisa seria que, mesmo após a calibração, em meus monitores alguns trabalhos em que há cinza sobre o preto aparece bem a diferença de tonalidade na tela, mas na impressão os objetos em cinza somem ficando tudo preto. Em alguns caso até o azul sai muito escuro quase sumindo no fundo preto.
    Saberia dizer o que ocorre ou o que posso fazer?
    Grato

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    1. Olá, Anderson!
      Vou responder de forma simples para um melhor entendimento.
      Sobre a utilização dos perfis: o perfil de software, o que você usa no Photoshop por exemplo, vai determinar a quantidade de cores que sua imagem pode exibir, enquanto que o perfil de hardware, o que você criou com a calibração do monitor, vai permitir que você veja essas cores na tela o mais próximo possível da realidade.
      Agora sobre o problema com a impressão: calibrar um monitor não quer dizer que suas impressões saiam perfeitas, de acordo com o que se vê na tela, porque para isso você precisaria também calibrar a sua impressora. Se o seu objetivo geral é um gerenciamento completo de corres, da tela à impressão, precisaria de um colorímetro que fizesse as duas coisas, como é o caso do ColorMunki, que cria perfis de cores do monitor e da impressora. Só tem um porém: o preço dele é 3 ou 4 vezes o do Eye One Display 2.
      Finalizando, a coisa funciona mais ou menos assim: o perfil o Photoshop determina a quantidade de cores que você pode ver; o perfil do monitor te mostra na tela essas cores fielmente; e, o perfil da impressora imprime o que a tela te mostra.

      Espero ter esclarecido. Qualquer coisa, é só postar as dúvidas aqui, que tento esclarecer.

      Um grande abraço e obrigado pela visita.

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  9. Obrigado pelo artigo detalhado. Eu tenho um monte de problemas com uma operação colorímetro, mas agora não vou ter como muitos! Vou mostrar isso para Buddes meu fotógrafo. Saudações.

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