quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Corrigindo Invasão de Cor (CS5)

O Color Cast (ou invasão de cor) é percebido com maior frequência nos tons médios e nos brilhos da imagem. Para muitos, fazer esse tipo de correção é uma baita dor de cabeça, mas depois de ler o tutorial você vai ver que é mais fácil que lidar com sogra. Basta que você tenha olho treinado para perceber que tonalidade de cor é predominante na imagem e acrescentar a tonalidade oposta para fazer essa correção. Pelo painel Color Balance você perceberá que é muito simples descobrir que tonalidade é oposta à predominante na imagem.

BAIXANDO A IMAGEM DE EXEMPLO

Clique na imagem abaixo e salve-a no computador para usá-la como exemplo. Depois de baixar, abra-a no Photoshop.

Clique na imagem para ampliá-la.

CONHECENDO O COLOR BALANCE

No painel Color Balance, você pode ver a seção Tone com as opções Shadows (sombras), Midtones (meios-tons) e Highlights (brilhos - ou altas-luzes se você preferir) e selecionar qual delas quer fazer alterações. No centro do painel ficam as barras de cores com os sliders que podem ser movidos para os dois lados (esquerdo até -100 e direito até +100). Do lado esquerdo temos as cores Cyan, Magenta e Yellow enquanto que do lado direito (“OPOSTO”) temos Red, Green e Blue. Deu para perceber que Cyan é oposto de Red (e vice-versa), Magenta é oposto de Green (e vice-versa) e Yellow é oposto de Blue (e vice-versa)? Então, como exemplo, se temos Magenta como tom predominante na imagem ( Se ligou?), basta mover o slider para o Green para corrigir essa invasão do Magenta adicionando sua cor oposta. E, assim, também para os outros tons. Por fim, tem a opção Preserve Luminosity que, quando habilitada, evita alterações na luminosidade da imagem quando as cores forem modificadas.


CORRIGINDO A INVASÃO DE COR

Você já deve ter percebido qual a tonalidade predominante da imagem de exemplo, não é: Magenta? Isso não quer dizer que você, obrigatoriamente, tenha que fazer ajustes somente do Magenta para o Green, mas também nas outras cores que você achar necessário para que a imagem fique ao seu gosto. Os valores mostrados a seguir não servem como padrão, são valores que achei necessário para chegar ao resultado que “me” agradasse. Por isso, tente, tente e tente ajustes diversos até chegar ao resultado que você deseja. O importante é que você entenda que para reduzir um tom predominante, basta que adicione o tom oposto. Para entender melhor ainda, funciona assim: como você tem muito Magenta e precisa reduzí-lo, basta adicionar mais Verde (arrastando o slider para o Green).

Com a imagem de exemplo aberta, vá ao painel Layers, clique no ícone Create new fill or adjustment layer e escolha Color Balance. O painel será aberto e por padrão está selecionada a opção Midtones, da seção Tone. Deixe como está e habilite a opção Preserve Luminosity, caso não esteja habilitada. Arraste o slider do Magenta para o Green (para direita) até chegar em +30. A imagem abaixo mostra a foto com o ajuste e o painel Color Balance com o valor definido para Midtones.

Clique na imagem para ampliá-la.

O primeiro ajuste feito foi nos tons médios (Midtones) da imagem, o que não foi suficiente. Se você prestar atenção nas nuvens, na neve e nos brilhos do carro, vai notar ainda o tom amagentado. Como essas áreas são de brilho (altas-luzes) da imagem, precisamos fazer ajustes nos Highlights. Para isso, selecione a opção Highlights da seção Tone e arraste o slider do Magenta para o Green (para direita) até chegar em +15. Note que agora os tons das nuvens, da neve e dos brilhos do carro foram corrigidos. A imagem abaixo mostra a foto com o ajuste e o painel Color Balance com os valores definidos para Highlights.

Clique na imagem para ampliá-la.

Nas imagens abaixo você pode ver o antes e o depois após os ajustes pelo Color Balance.

Clique na imagem para ampliá-la.

Como você pôde ver, não é tão difícil fazer uma correção de invasão de cor (color cast) quando passa a entender sobre cor oposta.

É isso! Espero ter ajudado mais uma vez.
Abraços e até o próximo!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Alinhando o Horizonte (CS5 e CSx)

Quem já não tirou uma foto e por descuido deixou o horizonte torto? Não que por regra você obrigatoriamente tenha que alinhar o horizonte de todas as fotos, mas existem aquelas que se não alinhar ficam estranhas. Com as melhorias da versão CS5 do Photoshop, ficou mais fácil alinhar o horizonte de uma foto e, mesmo que você não acredite, isso pode ser feito com apenas quatro cliques. O tutorial mostrará esse novo recurso do CS5, mas também como fazer o alinhamento em versões anteriores.

BAIXANDO A IMAGEM DE EXEMPLO

Clique na imagem abaixo e salve-a no computador para usá-la como exemplo. Depois de baixar, abra-a no Photoshop.

Clique na imagem para ampliá-la.

ALINHANDO COM O PHOTOSHOP CS5

Com a imagem aberta, selecione a ferramenta Ruler Tool, como mostra a imagem abaixo.


Clique e arraste sobre a linha do horizonte da imagem do lado esquerdo para o direito e depois solte para criar a marcação. Na barra de opções da ferramenta Ruler Tool, clique sobre o botão Straigten. Pronto, o horizonte de sua foto foi corrigido. As imagens abaixo mostram a foto original com a marcação feita pela ferramenta Ruler Tool e a foto depois da correção.

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.

ALINHANDO COM VERSÕES ANTERIORES

Após fazer a marcação com a ferramenta Ruler Tool, vá ao menu Image > Image Rotation e escolha Arbitrary. Na janela Rotate Canvas, clique em OK. Note que a janela mostra o ângulo de rotação necessário e já identifica se deve ser no sentido horário ou anti-horário. Após clicar no botão OK, a rotação é feita e são adicionadas áreas na cor definida como background no Photoshop, como mostra a imagem abaixo.

Clique na imagem para ampliá-la.

Para descartar as áreas brancas acrescentadas na imagem, pressione Command+A (Mac) ou Ctrl+A (PC) para selecionar toda a imagem. Vá ao menu Select e escolha Transform Selection. Clique sobre os pontos centrais das bordas e arraste para dentro da imagem até descartar totalmente as áreas brancas, como mostra a imagem abaixo, e pressione Return (Mac) ou Enter (PC).

Clique na imagem para ampliá-la.

Para finalizar, vá ao menu Image e escolha Crop. Pronto! Não tão fácil quanto no CS5, que o problema foi resolvido com apenas quatro cliques. Se nesse momento você que usa versões anterior estiver P da vida, não perca mais tempo e atualize seu Photoshop.

É isso aí, galera!
Abraços e até o próximo!