sábado, 30 de janeiro de 2010

Contraste com TAT (CS4)

Olá, pessoal!

Antes de falar do tutorial, eu gostaria de dar uma dica para quem já utiliza o Photoshop CS4. Para que você fique sempre atento às novidades incluídas nesta versão, vá ao menu Window > Workspace e escolha a opção What’s New in CS4. Assim todas as novidades nos menus ficarão marcadas e você irá se familiarizando mais rapidamente com elas.

Agora, sim, o tutorial. Este apresenta mais um dos recursos sensacionais do Photoshop CS4: a ferramenta TAT (abreviação de Targeted Adjustment Tool), presente nos comandos Curves, Hue/Saturation e Black & White.

Baixe AQUI a imagem do tutorial, disponível no site SXC. Após baixá-la, abra-a no Photoshop.

SATURAÇÃO COM VIBRANCE

Antes de iniciarmos o processo de contraste através da ferramenta TAT, vamos conhecer um outro recurso, o Vibrance, que pertencia apenas ao Câmera RAW e, agora, foi incorporado ao Photoshop CS4. O Vibrance funciona da seguinte forma: “satura mais as cores menos saturadas” e “satura menos as que já estão saturadas”, criando uma saturação não destrutiva e, consequentemente, evitando a posterização de áreas que comumente ocorre com a utilização do comando Hue/Saturation, quando da utilização de valores muito altos em Saturation.

Para dar um pouco mais de vida à imagem, vá ao menu Image > Adjustments e escolha Vibrance. Na janela Vibrance, digite 70 em Vibrance e clique em OK.

Clique na imagem para ampliá-la.

CONTRASTE COM A TAT

A ferramenta TAT permite clicar e arrastar na imagem, e a própria ferramenta se encarrega de fazer os ajustes para você. No comando Curves (na minha opinião a melhor ferramenta para contraste), que utilizaremos para a criação do contraste da imagem, será preciso informar apenas duas coisas ao Photoshop: (1) qual área da imagem queremos ajustar; e (2) se queremos deixá-la mais escura ou mais clara.

Crie uma layer de ajuste clicando no ícone Create new fill or adjustment layer (um ícone de um círculo com uma metade preta e outra branca) e escolhendo Curves no menu suspenso, da Paleta Layer. Na janela Curves, clique na ferramenta TAT (marcada com um círculo azul na janela Curves, na imagem mais abaixo).

NOTA: Ao clicar em TAT o cursor se transforma em um eyedropper que, conforme você navega pela imagem, mostra um círculo na linha da curva indicando que aquela área da imagem corresponde àquele ponto na curva. Por exemplo: se você passa o eyedropper por uma área escura, o círculo aponta para a parte inferior da linha da curva; se você passa o eyedropper por uma área clara, o círculo aponta para a parte superior da linha da curva.

Após clicar em TAT, navegue para uma área escura da imagem (a parte interna da pata dianteira direita do rinoceronte, marcada com um círculo azul, na imagem abaixo), dê um clique, segure e arraste para baixo até você perceber que já escureceu o suficiente as áreas de sombra. Navegue, agora, para uma área mais clara da imagem (próximo ao dorso do rinoceronte, marcado com um círculo azul, na imagem abaixo), dê um clique, segure e arraste para cima até você perceber que clareou o bastante as áreas de brilho. Pronto! Para esta imagem a criação de dois pontos já foi suficiente para aplicação do contraste. Se você quiser, pode buscar outras áreas na imagem que ache necessário para refinar ainda mais o contraste, e a cada clicar e arrastar, para cima ou para baixo, novos pontos vão sendo criados na linha de curva.

Clique na imagem para ampliá-la.

A imagem abaixo mostra o antes e o depois. Com poucos ajustes o nosso contraste foi definido e a nossa imagem melhorou bastante.

Clique na imagem para ampliá-la.

É isso, pessoal! Abraços nordestinos e até o próximo tutorial.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Conversão P&B no Modo Lab Color (CS4)

Olá, pessoal! Neste tutorial, veremos uma maneira bem simples e rápida de conversão em P&B, através do modo de cor Lab Color, fugindo do bem sem graça método normal de conversão do Photoshop, pelo comando Image > Mode > Grayscale.

Antes de iniciarmos nosso tutorial, baixe AQUI a imagem, disponível no site SXC. Lembrem-se que para baixar qualquer imagem do site, é preciso se cadastrar no mesmo.

A CONVERSÃO PARA LAB

Abra a imagem que você baixou do site. A primeira coisa a fazer é converter a imagem de RGB para Lab Color. Para isso, vá ao menu Image > Mode e escolha a opção Lab Color. Alterne para aba Channels, na paleta Layers, e note que a imagem agora tem os canais Lightness, a e b.

Clique na imagem para ampliá-la.

A CONVERSÃO PARA GRAYSCALE

Para converter para Grayscale, selecione o canal Lightness, vá ao menu Image > Mode e escolha a opção Grayscale. Aparecerá uma janela com a pergunta “Discard other channels?”. Clique em OK. Temos apenas o canal Gray, agora. Com essa conversão a imagem ficou muito clara e perdeu bastante as áreas de sombras. Não é isso que queremos e, por isso, vamos aos ajustes finais.

Clique na imagem para ampliá-la.

OS AJUSTES FINAIS

Vamos agora recuperar as áreas de sombra. Ainda na aba Channels, com a tecla Command (Ctrl no PC) pressionada clique no canal Gray. Será criada uma seleção dos brilhos da imagem. Pressione Command+Shift+I (Ctrl+Shift+I no PC) para inverter a seleção para as áreas de sombras e alterne para a aba Layers. Pressione Command+J (Ctrl+J no PC) duas vezes para criar duas layers. Em ambas mude o Blend Mode para Multiply e deixe suas opacidades em 100%. Já recuperamos as áreas de sombras, mas perdemos um pouco do brilho.

Clique na imagem para ampliá-la.

Vamos agora corrigir os brilhos e obter um contraste melhor. Com a tecla Command (Ctrl no PC) pressionada, clique em uma das layers que você acabou de criar. As áreas de sombras serão selecionadas. Inverta a seleção pressionando Command+Shift+I (Ctrl+Shift+I no PC). Selecione a camada Background e pressione Command+J (Ctrl+J no PC) duas vezes para criar mais duas layers. Mude o Blend Mode das duas para Screen e também deixe suas opacidades em 100%. Assim obtemos mais brilho e, consequentemente, mais contraste, deixando a imagem bem mais próxima da original, só que em P&B.

Clique na imagem para ampliá-la.

OBSERVAÇÃO: Nesta imagem foi preciso criar quatro layers para fazer os ajustes. Dependendo da imagem a ser convertida, poderá ser preciso criar mais ou menos layers e ajustar a opacidade das mesmas. Agora que vocês já têm a técnica, façam experimentos e busquem resultados que mais lhes agradem.

Abaixo, as três imagens juntas: a primeira, original em cor; a segunda, convertida pelo método convencional do Photoshop, pelo comando Image > Mode > Grayscale; e, a terceira, convertida pelo método Lab Color apresentada neste tutorial.

Clique na imagem para ampliá-la.

Espero que tenham gostado. Um abraço pra todos e até o próximo.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Auto-Align Layers… (CS4)

O comando Auto-Align Layers, uma das excelentes novidades do Photoshop CS4, pode alinhar as layers automaticamente com base no conteúdo semelhante em diferentes layers. Você pode definir uma layer como referência, ou deixar que o Photoshop escolha automaticamente, e as outras layers são alinhadas a esta para que o conteúdo correspondido se sobreponha. Um bom exemplo de utilização do Auto-Align Layer é quando se faz uma captura de um retrato de grupo e uma das pessoas está com os olhos fechados. Em uma outra captura os olhos dela estão abertos. Com o uso do Auto-Align Layer e uma máscara de camada, você pode combinar essas capturas e eliminar esta falha.

Nas imagens que utilizaremos no tutorial, que são bem diferentes do exemplo citado anteriormente, iremos alinhar seus conteúdos para que o fundo seja um só e os pintinhos fiquem no mesmo lugar em posições diferentes, o que resultará em três imagens distintas formando a sequência de quatro imagens, como mostrado abaixo:

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique AQUI para baixar as três imagens que serão utilizadas no tutorial. A quarta imagem não foi disponibilizada porque a montagem da peça não fará parte do tutorial.

ABRINDO AS IMAGENS

Após descompactar os arquivos baixados em uma pasta, abra as três imagens LittleChicken1.jpg; LittleChicken2.jpg e LittleChicken3.jpg no Photoshop CS4.

CRIANDO AS LAYERS

Alterne para a imagem LittleChicken2.jpg. Para isso, clique na aba correspondente à imagem ou vá ao menu Windows e selecione o nome da imagem. Na paleta Layers, clique duas vezes no nome Background para transformá-lo em uma layer. Na janela que se abre, dê o nome à nova layer de LittleChicken2 e clique no botão OK. Ainda na paleta Layer, clique em Lock all, o ícone do cadeado, para bloquear a layer e definí-la como imagem de referência, como mostra a imagem abaixo:

Clique na imagem para ampliá-la.

Alterne para a imagem LittleChicken1.jpg, pressione Command+A (Ctrl+A no Windows) para selecionar toda a imagem e pressione Command+C (Ctrl+C no Windows) para copiar a seleção. Alterne para a imagem LittleChicken2.jpg e pressione Command+V (Ctrl+V no Windows) para colar a imagem em uma nova layer. Dê à nova layer o nome de LittleChicken1, como mostra a imagem abaixo:

Clique na imagem para ampliá-la.

Alterne para a imagem LittleChicken3.jpg, pressione novamente Command+A (Ctrl+A no Windows) para selecionar toda a imagem e pressione Command+C (Ctrl+C no Windows) para copiar a seleção. Alterne novamente para a imagem LittleChicken2.jpg e pressione Command+V (Ctrl+V no Windows) para colar a imagem em uma nova layer. Dê à nova layer o nome de LittleChicken3, como mostra a imagem abaixo:

Clique na imagem para ampliá-la.

ALINHANDO AS LAYERS

Vamos, agora, selecionar todas as layers, clicar no menu Edit e escolher o comando Auto-Align Layer. Na janela Auto-Align Layer, deixe selecionada a opção Auto e clique no botão OK.

Clique na imagem para ampliá-la.

Após o processo de auto-alinhamento das layers, a nossa imagem deve estar como a mostrada abaixo. Note que as layers LittleChicken1 e LittleChicken3 foram reposicionadas para que o conteúdo coincida com o da layer LittleChicken2, que foi a layer definida como referência. Se você ocultar cada uma dessas layers verá que os pintinhos estão no mesmo local em relação à layer LittleChicken2.

Clique na imagem para ampliá-la.

Como o nosso objetivo é criar três imagens com fundo idêntico e os pintinhos no mesmo local em posições diferentes, precisamos dar um Crop tomando como referência a layer LittleChicken2, que foi nossa layer de referência para o alinhamento. Para isso, pressione e mantenha pressionada a tecla Command (Ctrl no Windows) e dê um clique sobre a layer LittleChicken2 para criar uma seleção. Vá ao menu Image e selecione Crop.

Clique na imagem para ampliá-la.

CORRIGINDO AS FALHAS

Vamos criar máscaras de camada nas layers LittleChicken1 e LittleChicken3 para corrigirmos as falhas. Oculte a layer LittleChicken3. Selecione a layer LittheChicken1 e clique no ícone Add layer mask, na paleta Layer. Será criada uma máscara de camada na cor branca. Com a máscara de camada ativa, selecione a ferramenta Brush Tool e defina seu tamanho em mais ou menos 60px e Hardness 0. Pressione a tecla D para que as cores de primeiro e segundo plano fiquem como branco e preto, respectivamente. Pressione agora a tecla X para inverter essas cores e a cor de primeiro plano seja o preto. Comece a pintar onde for evidente as extremidades da layer para corrigir as falhas. Visualize a layer LittleChicken3 e faça o mesmo que foi feito para a camada LittleChicken1. Crie a máscara de camada e pinte com a ferramenta Brush Tool, como mostra a imagem abaixo. Se achar necessário corrija também a exposição utilizando os comandos Levels ou Curves na layer que precisar desse ajuste.

Clique na imagem para ampliá-la.

SALVANDO AS IMAGENS

A imagem LittleChicken2.jpg permanece a mesma, pois foi a imagem referencial para as outras duas. Para salvar a imagem LittleChicken1.jpg, oculte a layer LittleChicken3 e deixe visíveis as layers LittleChicken1 e LittleChicken2. Vá ao menu File e escolha Save As. Na janela Save As, dê o nome LittleChicken1 ao arquivo, defina o formato como JPEG e clique no botão Save. Ao aparecer uma janela perguntando se você quer substituir o arquivo, confirme que sim. Na janela JPEG Options, defina Quality como 12 e clique no botão OK. Visualize a layer LittleChicken3 e faça o mesmo que fez para salvar a imagem LittleChicken1. Pronto, agora você tem as três imagens idênticas com os pintinhos em posições diferentes.

É isso, pessoal! Até o próximo.

Grande abraço!